MENU
Ministério do Desenvolvimento Social sinaliza liberação de R$ 15 mi para cisternas em Sergipe
13/07/2017 09:44 em Notícias

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12), termo de compromisso para liberação de R$ 15 milhões para construção de cisternas em municípios sergipanos da região do semiárido, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas).

Em janeiro deste ano, Jackson reuniu-se com o ministro do MDS, Osmar Terra, e cobrou a ajuda do governo federal para o semiárido de Sergipe. Em março, em visita a Sergipe, o ministro confirmou o auxílio. “Nós queremos que o Ministério do Desenvolvimento Social possa fazer um atendimento mais direto às populações atingidas pela seca. Fiquei extremamente feliz por saber que teremos mais recursos para o semiárido. O ministro sabe das dificuldades que as prefeituras estão passando e que a seca atinge quase todo o estado. Os recursos atenderão as necessidades do povo, independentemente de siglas partidárias”, declarou o governador na ocasião.

De acordo com a publicação desta quarta, a proposta é que seja formalizado novo Termo de Convênio com o Estado a partir da demanda levantada junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ao Censo Escolar 2016, na perspectiva de reduzir o déficit de acesso à água de famílias rurais de baixa renda e universalizar o atendimento das escolas públicas rurais que também não disponham de tecnologia adequada para acessar água de qualidade para o consumo.

Segundo o deputado federal sergipano, Fábio Reis, a portaria assegura recursos que vão possibilitar, até o próximo ano, que Sergipe seja o primeiro estado a universalizar o acesso à água em todo o estado. “Hoje eu transmiti ao governador em exercício, Belivaldo Chagas, essa excelente notícia para o estado, na qual mais de 20 municípios serão contemplados, como Tobias Barreto, Pinhão, Frei Paulo e Nossa Senhora Aparecida, que terão 100% das famílias atendidas, com acesso à água. Hoje é um dia que ficará marcado para a população mais sofredora do nosso estado como uma grande vitória”, disse Fábio Reis.

O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, explica que no semiárido o índice pluviométrico é bem menor que o restante do Estado, por isso a importância das cisternas nas comunidades dessa região. “Se chove menos, a gente tem uma quantidade de água menor captada para o consumo humano e animal e para a irrigação. Ter cisterna no semiárido é algo fundamental porque dá condições para que as famílias de cada comunidade sobrevivam com a água captada da chuva e, portanto potável, da mesma forma que ajuda a irrigação e a dessedentação animal. O impacto de uma cisterna em uma comunidade ou em uma residência é muito grande nessas localidades, é muito bom para as famílias desses municípios".

 

G1SE

COMENTÁRIOS