MENU
Belivaldo entrega ambulâncias e leva Ceac Itinerante em Canindé
29/11/2017 20:54 em Notícias

O vice-governador Belivaldo Chagas reservou a terça-feira, 28, para ir ao município de Canindé do São Francisco, Alto Sertão Sergipano, entregar ambulâncias e levar uma série de serviços à população através do Ceac Itinerante. Na oportunidade, Belivaldo se reuniu com agricultores de perímetros irrigados e assentados do MST, no intuito de discutir  melhorias para região.

“A gente veio aqui, atendendo a um pedido das lideranças, do prefeito do município, dos vereadores, enfim, é uma ação de Estado em benefício da população. Portanto, foi um dia extremamente proveitoso em que pudemos trazer para a população de Canindé diversos serviços, entregamos ambulâncias e discutimos assuntos de interesse, principalmente, as questões relacionadas aos perímetros irrigados, em especial, o Califórnia. Assim como, ouvimos também as reivindicações e sugestões dos representantes dos assentamentos da região para melhorar cada vez mais as condições de vida dessas pessoas”, explicou o vice-governador. 

Na ocasião, o prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia, agradeceu a iniciativa do governo do Estado e reforçou a importância da parceria entre Estado e município para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Ficamos felizes por estarmos sendo agraciados pelo governador, que trouxe a Ceac Intinerante, disponibilizando ações de grande utilidade para o município. O sucesso vem, o reconhecimento vem e não só é para nossa gestão, mas para as pessoas que estão envolvidas como o Estado, município, as lideranças. Nossa satisfação é poder ver o bem estar das pessoas. Então, parabenizamos todos que estão envolvidos nessa ação. A intenção nossa é diminuir o sofrimento do nosso povo. É diminuir o sofrimento do sertanejo, especialmente, da nossa região. O papel da gente é esse: fazer Canindé sorrir”, colocou. 

Ceac  Intinerante 

Em Canindé, o Ceac Itinerante funciona no Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, no período de 28 a 30 de novembro. O Projeto tem por objetivo consolidar a atuação dos Centros de Atendimento ao Cidadão (CEACs) como ferramenta promotora da cidadania e promover serviços de qualidade para a população. Neste mês de novembro, o CEAC Itinerante já esteve em Indiaroba, Cristinópolis e Boquim.

O CEAC Itinerante em Canindé presta serviços essenciais aos cidadãos. Entre eles: emissão de carteira de identidade (primeira e segunda via); contagem de tempo de serviço, marcação de autorização de consultas e exames entre outros (IPESAÙDE), emissão de passe livre intermunicipal para idosos ou portadores de deficiência carentes. Ao todo são dezenas de serviços. 

A moradora Rosana Gomes foi trocar a identidade e fazer a das duas filhas. “Para mim, foi muito bom o serviço, porque não precisei ir à Aracaju. O atendimento foi rápido e não precisei esperar muito tempo na fila”, relatou. 

Através do programa, o governo do Estado visa promover a cidadania e levar à população dos mais diversos municípios serviços essenciais, pois muitas vezes as pessoas não conseguem se deslocar à capital para isso. O CEAC é uma ferramenta de contato com a sociedade, onde o Governo se faz presente e mostra que está ao lado do sergipano para auxiliá-lo.

Implantado oficialmente em 12 de junho de 2009, o CEAC Móvel promove a inclusão por meio de serviços às populações menos assistidas do interior do Estado, beneficiando os cidadãos que não podem arcar com o custo da viagem até a capital.

Assentamentos

Em Canindé, o vice-governador Belivaldo discutiu com representantes de assentamentos da região e agricultores do perímetro irrigado Califórnia, soluções para algumas dificuldades enfrentadas pelos agricultores da localidade. Na pauta, a ampliação do abastecimento de água pelos carros-pipas, regularização fundiária, entre outros. 

De acordo o secretário estadual da Agricultura, Esmeraldo Leal, o governo do Estado estar atento as demandas da localidade.  “Já há um esforço do governador para ajudar no problema que afeta os moradores, principalmente, do semiárido, que sofre com a estiagem. Nesse sentido, o governo já sinalizou com a Defesa Civil para que de forma isso possa ser ampliado. Desta forma, vamos seguindo no esforço grande para tentar amenizar o sofrimento desses moradores”. 

Já o diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola, explicou que no encontro foram discutidas algumas reivindicações relativas a algumas obras que estavam paradas e que serão retomadas.  “Nós ouvimos algumas reivindicações dos nossos irrigantes, é bom frisar que em Canindé, nós temos mais de 500 lotes irrigados com ação da Cohidro, do governo do Estado, levando riqueza, desenvolvimento, gerando emprego. Uma dessas reivindicações diz respeito à conclusão de uma das obras que estão sendo retomadas em pouquíssimo tempo, e com isso a gente pode dar uma melhor condição a nossa infraestrutura. Além disso, Belivaldo Chagas determinou que nos fizéssemos um estudo junto com os produtores e com a chefia do perímetro aqui em Canindé, no sentido de atender as reivindicações dos produtores e com isso, chegar a um denominador comum, tanto no que diz respeito ao interesse do Estado que é manter o perímetro funcionando muito bem, também com a realidade socioeconômica dos nossos produtores. Vamos fazer esses ajustes, e fazer cada vez mais forte nesse perímetro”, informou. 

Segundo Belivaldo, será realizada uma reunião em Aracaju, envolvendo diversos órgãos para discutir as diversas questões que foram levantas durante o encontro. “Vamos procurar o Exército para ver a possibilidade de ampliar o fornecimento de mais carros-pipa, porque há tanto a reclamação de água para consumo humano como também para consumo animal. O exército insiste em só distribuir água para consumo humano, mas quem tem seu animal em casa quer ter seu problema resolvido também. O município sozinho não tem condições de resolver isso, nem o estado sozinho. Portanto, estamos em uma ação conjunta, Governo Federal, governo do Estado e município, juntos, de mãos dadas para que a gente possa amenizar esse sofrimento”. 

Ambulâncias

Belivaldo realizou, ainda, a entrega de 2 ambulâncias para o município, garantindo uma assistência mais ágil e de qualidade para a população. “Atendendo a uma determinação do governador Jackson Barreto estamos entregando duas ambulâncias ao prefeito municipal que vai ficar com a responsabilidade de fazer com que elas sejam utilizadas para o bem da população. Exatamente, a maior obra do Governo do Estado, a gente tem dito sempre, essa é a bandeira de luta do governador Jackson Barreto: cuidar e cuidar bem das pessoas” pontuou o vice-governador. 

ASN

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!