MENU
Sergipe registra maior safra de milho do Nordeste
02/02/2018 10:04 em Notícias

      Alta superou o Ceará, Piauí e Maranhão.

 

Segundo levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste, que analisa dados do IBGE, Sergipe é destaque como principal crescimento de produção de grãos do Nordeste. O Estado registrou o maior incremento entre todas as safras de grãos da região na produção de milho, com o aumento de 462,9%. A alta em Sergipe superou o Ceará (225,5%), o Piauí (139,6%) e o Maranhão (139%).

Em 2017, a safra de grãos no Nordeste cresceu 85,6%, comparando com o ano anterior, totalizando 17,8 milhões de toneladas. O resultado foi atribuído ao aumento da produção de feijão (no total das três safras, 108,2%), milho (no total das duas safras, 103,5%), soja (84,5%) e arroz (67,0%).

“Sergipe volta a ocupar posição de destaque, pois o estado sempre foi um grande produtor de milho, e agora a nossa produção, em termos proporcionais foi muito maior que os demais estados da Região. Isso nos deixa numa posição privilegiada no Nordeste e no Brasil. É bom chamar atenção que essa produtividade, se comparada com outros estados do país, Sergipe está bem à frente”, salienta o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal.

Ainda de acordo com o estudo divulgado, a expansão ocorreu considerando as favoráveis condições climáticas em importantes áreas produtoras do Nordeste. Analisando a realidade em Sergipe, outros fatores também contribuíram para a boa safra. “Além do clima favorável, a aptidão do povo e o apoio do Governo, com assistência técnica de qualidade dada pela Emdagro, bem como a distribuição de sementes e horas/máquina, por meio da Secretaria de Agricultura foram fundamentais. É importante destacar também, que dividimos esse mérito com os produtores do Estado e sua capacidade de empreendedorismo”.

*Com informações da ASN.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!