MENU
SERTÃO: Será reinaugurada nesta quarta-feira a base avançada da CIOPAC na Vaca Serrada
08/02/2018 10:07 em Notícias

A solenidade iniciará às 15h

 

Após várias reivindicações e após ter a base reformada pelo governo de sergipe, a Companhia Independente De Operações Policais Em Área de Caatinga – (CIOPAC) voltará a se instalar no Pov. Vaca Cerrada no município de Porto da Folha no alto sertão sergipano. Com o efetivo bem maior que o inicial os policiais se dividiram entre as bases instaladas em Nossa Senhora da Glória-se e no Pov. Vaca Cerrada.

*Histórico*

A Companhia Independente de Operações Policiais em área de caatinga (CIOPAC), Unidade Especializada da PMSE, foi criada através da Portaria nº 231/2008-GCG em 16 de maio de 2008, sofrendo mudança em sua nomenclatura, por meio da Portaria Administrativa nº 007/2017-GCG em 28 de fevereiro de 2017, considerando as especificidades e peculiaridades desenvolvidas pela Companhia de Operações Policiais em Área de Caatinga da Polícia Militar do Estado de Sergipe, objetivando atender aos reclamos da população sertaneja, que necessita de atendimento eficiente e eficaz por parte dos organismos da segurança pública. Devido a área de atuação dessa Subunidade, que compreende todo o território do Estado de Sergipe, a anterior nomeclatura Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (CEOPAC) da PMSE, torna-se Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC).

Com o objetivo de combater os ilícitos penais que assolavam a população residente no sertão sergipano, a CIOPAC está subordinada diretamente ao Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI). A função de Comandante da Companhia Independente de Operações Policiais em área de caatinga (CIOPAC), é privativa de Oficial pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Inicialmente a companhia fora criada com um efetivo policial composto por 20 policiais militares, após os mesmos terem concluído o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC). Na ocasião, contava com três viaturas tipo caminhonete, a fim de cumprir sua missão constitucional.

Ao longo dos anos, outros cursos foram realizados e o efetivo foi crescendo, pois a demanda territorial é grande e necessitava de ações mais eficazes no combate ao crime.

Para integrar a Companhia Independente de Operações Policiais em área de caatinga (CIOPAC), o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), curso este realizado em um período de 10 dias, onde o policial concludente é julgado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade numa das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a integrar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro “guerreiro de caatinga”, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso.

Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo seu compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado Desert Storm, pois seus integrantes têm como virtudes: “a honra, a lealdade, a disciplina e o respeito”.

*Missão*

Atuar de forma preventiva (nos grandes eventos públicos) e de forma repressiva (nos crimes mais complexos que causa clamor social), bem como desenvolver atividades de inteligência policial, com o objetivo de combater os delitos considerados “ocorrências de alta complexidade em áreas rurais” (roubos de gado, tráfico de entorpecentes, assaltos a bancos) e demais ilícitos penais que assolavam a população residente no alto e médio sertão sergipano.

*Área de atuação*

A Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC), atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 (quatorze) municípios, sendo eles: Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Carira, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Graccho Cardoso, Cumbe, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã.

*Contatos*

Endereço: Rua Manoel Bezerra Lemos, s/nº, Bairro Divineia, Nossa Senhora da Glória/SE.

*Telefones:* (79)98867-6409 *(Sargenteação)* / 98867-6408 *(Comando).*

E-mail:* ciopac@pm.se.gov.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!