MENU
Sete queijarias são interditadas em GLÓRIA e demais localidades de Sergipe durante fiscalização
04/08/2023 11:21 em Notícias

Sete queijarias foram interditadas durante Fiscalização Integrada e Preventiva (FPI/SE) no interior de Sergipe.

Segundo o FPI, a interdição ocorreu em virtude do não cumprimento das normas exigidas pela legislação, resultando em problemas relacionados à higiene e segurança. Dos estabelecimentos, dois estão localizados em Nossa Senhora da Glória, duas em Itabi, duas em Nossa Senhora de Lourdes e uma em Malhada dos Bois.

A queijaria de Malhada dos Bois, de porte médio, apresentava sérios problemas que comprometiam a segurança dos trabalhadores e qualidade dos produtos. Ela já havia passado por serviço de inspeção.

“O estabelecimento não apenas apresentava falta de higiene, mas também possuía uma caldeira com risco real de explosão. Além disso, a queijaria não tratava adequadamente seus dejetos, lançando-os diretamente em lagoas próximas aos riachos da região, o que configurava uma ameaça ao meio ambiente’, disse a coordenadora da equipe responsável pela fiscalização, Salete Dezen.

As demais queijarias interditadas também enfrentavam problemas graves, sendo consideradas inadequadas para a produção de queijos. Para que esses estabelecimentos voltem a funcionar, será necessário realizar melhorias estruturais significativas.

Entre as exigências estão: implementação de piso de alta resistência, revestimento das paredes, forro, aberturas teladas e exclusão de qualquer artefato de madeira nas instalações. Além disso, os funcionários deverão utilizar uniformes adequados para manipulação dos alimentos.

A coordenadora destacou que, nesse momento inicial, é permitido que as queijarias interditadas busquem a regularização, mas ressaltou que esse prazo não será indefinido. A intenção é possibilitar que os produtores tenham tempo para se adequarem às normas e consigam regularizar seus negócios, preservando suas fontes de renda e sustento.

Apenas as queijarias devidamente regularizadas poderão retomar suas atividades. A FPI continua monitorando os estabelecimentos do setor e realizando ações de fiscalização para garantir cumprimento das normas e, assim, zelar pela saúde dos consumidores e preservação do meio ambiente.

Fonte: A8se

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!