MENU
Por que 11 de dezembro é o Dia do Engenheiro? Entenda a origem da data
11/12/2023 13:19 em Notícias

O Dia do Engenheiro é comemorado no Brasil no dia 11 de dezembro em homenagem à data de fundação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que ocorreu na mesma data de hoje (11), só que em 1933. O Confea é o órgão responsável pela regulamentação da profissão de engenheiro no Brasil.

A escolha da data foi feita pelo então presidente do Confea, engenheiro civil José Gomes de Castro, que decidiu que o Dia do Engenheiro seria comemorado no mesmo dia da fundação do Conselho. A data foi oficializada pelo Decreto-Lei nº 23.569, de 27 de novembro de 1933.

José Gomes de Castro é um dos nomes mais notáveis do ramo no Brasil, sendo o primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); responsável por modernizar a Escola Politécnica de São Paulo e por garantir a regulamentação da profissão de engenheiro no Brasil. Além disso, ele foi deputado federal pelo estado de São Paulo (1891 a 1894/ 1900 a 1904) e ministro da Agricultura (1904-1906), indicado pelo ex-presidente Rodrigues Alves (1848 - 1919).

Reconhecimento

O Dia do Engenheiro é uma oportunidade de homenagear os engenheiros brasileiros de todas as áreas, independente da área de atuação - da engenharia civil à petroquímica - e de reconhecer a importância do seu trabalho para o desenvolvimento do país.

Os engenheiros são responsáveis por projetar, construir e operar as infraestruturas e os sistemas que utilizamos no nosso dia a dia, desde as estradas e pontes às casas e edifícios, desde as máquinas e equipamentos às redes de energia e comunicação.

O trabalho dos engenheiros é essencial para o desenvolvimento econômico e social do país. Os engenheiros contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a geração de empregos e para a competitividade da economia brasileira.

Além do Brasil, o Dia do Engenheiro também é comemorado em outros países em datas diferentes. No mundo, a data mais comum é 4 de março, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o Dia Mundial da Engenharia.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!