MENU
OBESIDADE: Causas e Consequências
26/06/2018 10:16 em Notícias

Obesidade é o excesso de gordura corporal que pode estar localizada na região subcutânea (sob a pele) ou visceral (ao redor dos órgãos). É multifatorial, ou seja, pode estar relacionada a diversas causas, tais como fator genético, má alimentação, ausência de atividade física ou desenvolvimento de alguma doença. De forma bem descomplicada, eu posso dizer que, no geral, você ganha peso a ponto de ficar obeso quando, come mais do que o seu corpo pode gastar.

Falando assim, você pode até pensar que o segredo para sair da obesidade, é apenas contar as suas calorias, mas não estou falando apenas de quantidade mas também da qualidade dessas calorias, ou melhor, do alimento que você ingere. Ou seja, em uma dieta, seu nutricionista não irá apenas contar calorias, de modo a fazer seu copo gastar mais do que obtém na forma de alimento, mas também vai levar em conta a qualidade dos alimentos que serão ofertados e o impacto deles no seu copo.

Uma discussão bem acalorada acerca da obesidade, é se a mesma é uma doença ou um fator de risco. Muita gente ainda se arrisca na segunda opção, até mesmo na nutrição comportamental, a perspectiva da obesidade como fator de risco é bem mais trabalhada, mas, levando em consideração o processo inflamatório da obesidade, eu fico com quem defende que a mesma é uma doença! Mas vejam só, mais importante que defini-la como sendo ou não uma doença, é preveni-la e tratá-la, tendo em vista as consequências da mesma. Vamos citar algumas?

→ Aumento da pressão arterial
→ Diabetes tipo II
→ Diabetes gestacional
→ Apneia do sono
→ Refluxo gastroesofágico
→ Aterosclerose
→ Acidente Vascular Cerebral (AVC)
→ Estrias
→ Trombose
→ Distúrbios de comportamento
→ Distúrbios alimentares
→ Câncer

Ufa! E olha que nem falei todas tá? Mas atenção, outra coisa muito importante é que não é porque você está obeso que sem dúvida alguma você desenvolverá algum dos problemas citados. Existem pessoas que por mais incrível que parece, conseguem passar pelo quadro de obesidade ilesas. É raro, mas é preciso dizer. Para evitar essas e outras doenças, procure dar mais atenção ao que você ingere e principalmente a frequência de ingestão. Em casos de dúvida, procure um nutricionista, pois esse é o único tipo de profissional especialista em alimentação humana com habilidades suficientes e comprovadas para elaboração de uma dieta.

Montealegrense, graduanda em nutrição (AGES), integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde (GEPISA), líder na pastoral da criança, instituição de ação social da CNBB, voltada para o acompanhamento e orientação de famílias no que diz respeito a ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Escritora desde o ensino médio, tem textos publicados na seleta do 4° encontro sergipano de escritores, 2° encontro de escritores canindeenses e convidados, 1° e 2° encontro dos escritores montealegrenses, entre outras obras reconhecidas. Tem interesse especial em neonatologia e neuronutrição, está sempre aberta para diálogos que agreguem conhecimento dentro da sua futura profissão e fora dela.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!