MENU
Em Sergipe, PF desarticula organização criminosa que movimentou mais de R$ 1 milhão com a venda de anabolizantes
25/10/2019 10:26 em Notícias

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 25, a Operação “Reação Adversa” com o objetivo de obter provas e fazer cessar as atividades de uma organização criminosa, instalada em Aracaju, responsável pela importação, produção, distribuição e comércio de anabolizantes para diversos estados da federação.

As investigações tiveram início a partir da prisão em flagrante de um indivíduo, em outubro de 2018, no instante em que tentava despachar, aproximadamente, 60 unidades de anabolizantes através de empresa de transporte de cargas.

O aprofundamento das investigações revelou a existência de uma organização criminosa estruturada em forma de empresa, cujos membros possuíam funções específicas, tais como a de adquirentes de fármacos diretamente de fornecedores sediados na China, os receptadores dos produtos no Brasil, os encarregados por manipular e produzir os anabolizantes e, por último, os vendedores.

Como forma de manterem ocultas suas identidades, os membros da organização criminosa utilizavam-se de codinomes em suas transações comerciais, bem como criavam perfis em redes sociais, visando o incremento na distribuição dos anabolizantes.

Para aumentar seus lucros com a venda ilegal, os investigados adulteravam os produtos comercializados bem com enganavam seus “clientes” mediante a troca dos rótulos dos fármacos.

Em Aracaju foram localizados imóveis que eram utilizados pelo grupo investigado como “laboratório” e como depósito das substâncias produzidas. Destaque-se que tais produtos possuem sua comercialização controlada ou mesmo proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 1 milhão em aproximadamente 18 meses de atuação ilícita.

Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Sergipe, cumpridos nos estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Dentre os presos, está um policial militar que possui envolvimento com a venda dos anabolizantes. A Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão em uma residência localizada na Avenida Confiança, no bairro Industrial.

Os envolvidos responderão pela prática de crimes de contrabando, falsificação, corrupção, adulteração, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome Reação Adversa refere-se aos efeitos nocivos dos anabolizantes ao organismo dos seus usuários, similar a ação da Polícia Federal em relação aos investigados.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!