MENU
Segunda fase da vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira em Sergipe
18/11/2019 10:15 em Notícias

Por G1 SE

 

Começa nesta segunda-feira (18), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação que tem como público-alvo pessoas de 20 a 29 anos, que não foram vacinadas na infância.

A campanha ocorre nos 75 municípios de Sergipe até o dia 30, quando acontece o Dia ‘D’. Na primeira fase, que encerrou no dia 25 de outubro, as crianças foram imunizadas.

 

Meta alcançada

 

O estado de Sergipe, conforme informações da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com base nos dados parciais divulgados pelo Departamento de Informática do SUS (DataSUS), do Ministério da Saúde (MS), alcançou a meta de vacinação preconizada para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que aconteceu de 7 a 25 de outubro. Dos 75 municípios sergipanos, 62 ficaram acima dos 95% e 13 estão com os índices de cobertura abaixo desse percentual.

 

A doença

 

O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, que se caracteriza por erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios. Ela pode deixar sequelas e, em casos graves, pode ser fatal.

De acordo com os especialistas, a transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias. Mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas. A vacina tríplice viral é a única forma de prevenção e também protege contra a rubéola e a caxumba.

 
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!