MENU
Mais de 11.500 casos de dengue foram notificados em Sergipe, diz SES
27/12/2019 10:04 em Notícias

Por G1 SE

 

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou a nova situação epidemiológica para a dengue, a chikungunya e sarampo em Sergipe no ano de 2019.

De acordo com o levantamento, foram notificados 11.584 casos de dengue. Desse total, 5.319 foram confirmados e 833 estão sob investigação. Até o momento, foram registradas 13 mortes por dengue grave.

A chikungunya teve 722 notificações e dessas, 234 casos foram confirmadas. Segundo a SES, ao contrário da dengue, a chikungunya atinge mais os adultos acima de 30 anos do que crianças e adolescentes.

Já os casos de sarampo foram notificados 60 vezes, sendo seis casos confirmados, 51 descartados e três em análise. Até o momento, não houve registro de morte por sarampo em Sergipe.

 

Verão

 

A secretaria alerta que, com a elevação das temperaturas vêm as chuvas, o que torna o período muito propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor causador da dengue, chikungunya e zica, que pode transmitir, também, a Febre Amarela urbana. Esta doença é mais rara no estado, mas que pode ser contraída em outros estados e países endêmicos.

“O verão é uma época de chuva e sol ao mesmo tempo, com temperaturas elevadas, então é preciso cuidar dos locais que acumulam água, principalmente a água que vem da chuva, porque é onde o Aedes gosta de colocar seus ovos e se proliferar, o que pode provocar um surto ou uma epidemia nesse período. Então precisamos redobrar os cuidados como, por exemplo, em vasinhos de plantas, pneus, lavanderias, nos reservatórios de água, é muito importante ter o cuidado de vedar esses lugares para que o mosquito não tenha acesso, e não acumular lixo nos quintais”, diz a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!