O governo de Sergipe informou, nesta quinta-feira (15), as decisões tomadas durante uma reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que avalia a situação da pandemia no estado. Entre elas, a redução do toque de recolher, retorno ao trabalho presencial de servidores públicos estaduais e reabertura de parques de diversão, circos e similares.
O período do toque de recolher vai passar a vigorar apenas sextas e sábados, das 22h às 5h.
Segundo o governo, também ficou definido o retorno ao trabalho presencial de servidores públicos a partir da próxima segunda-feira (19). Porém, quem tiver 60 anos ou mais e pessoas que integram grupos de risco retornarão 21 dias após a segunda dose da vacina. Gestantes também não estão autorizadas ao retorno presencial.
Os parques de diversão, circos e similares estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade. Sendo que, nos dias com toque de recolher, deve ser obedecido o horário entre as 05h e às 21h. Continuam proibidos os shows, baladas, blocos, micaretas e eventos de caráter festivo de lazer coletivo e similares.
Para fazer os ajustes foi levado em consideração a redução de 60% no número de óbitos. Também foi analisada a média diária de internações totais, com menor índice desde fevereiro deste ano e a taxa de 62,59% de pessoas com anticorpos do vírus no estado. Outro dado apontado, foi a redução de 36,4% nas internações totais nos últimos 14 dias. No Sistema Único de Saúde (SUS), a queda de internações foi de 32,2% e de 43,4% na rede privada hospitalar.
“Os números do nosso estado seguem caindo, graças a Deus, à vacinação e às medidas de restrição, mas não podemos baixar a guarda, especialmente com as novas variantes do vírus que já estão circulando em todo o mundo", disse o governador, Belivaldo Chagas.