O governo de Sergipe anunciou, nesta quinta-feira (12), que decidiu não avançar na flexibilização, apesar dos bons resultados dos números relacionados à Covid no estado. A decisão foi tomada após uma reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que avalia a situação da pandemia.
Durante a reunião, foi destacado que o estado possui os melhores números desde 2020, quando começou a pandemia. Atingido o menor número de óbitos, de casos e de internações pela doença, com a ocupação de cerca de 30% dos leitos de UTI.
De acordo com o superintendente de comunicação do estado, Givaldo Ricardo, com a atual flexibilização já existe um número considerável de pessoas circulando e por isso, foi decidido não mudar nada em relação abertura ou fechamento de algum segmento do comércio, que permanece autorizado a funcionar com 50% da ocupação. Além disso, os leitos para pacientes Covid vão continuar montados.
O governo definiu ainda, que o toque de recolher está mantido da 0h às 5h durante sextas-feiras e sábados em todo o estado. Ficam mantidas também as restrições e proibições das atividades não essenciais como shows e micaretas. Os estabelecimentos autorizados a abrir devem fechar até 23h, conforme medidas adotadas no final de julho.
"O que temos por orientação do Comitê é cada vez mais intensificar a fiscalização, acompanhar a vacinação dos jovens o avanço da variante Delta. Sergipe vive uma situação muito boa, mas não é momento para relaxar", disse.