Uma equipe de alunos do Centro de Excelência 28 de Janeiro, do município de Monte Alegre de Sergipe, localizado no Alto Sertão, representará o estado na VII Expo Nacional Milset. Durante o evento, que será realizado entre os dias 11 e 15 de maio, em Fortaleza/CE, os alunos terão a oportunidade de apresentar o projeto ‘Biotecpalm’, que promove a sustentabilidade e a economia circular.
A Expo Nacional Milset Brasil é um dos mais importantes espaços de divulgação científica jovem no país. Durante sua realização, estudantes de diversas regiões têm a oportunidade de apresentar seus projetos em uma exposição aberta a professores, pesquisadores, avaliadores e público geral. Cada projeto conta com um estande próprio, onde os estudantes podem compartilhar suas ideias, processos e resultados, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e soluções criativas.
Além da visibilidade, a feira oferece, também, benefícios acadêmicos significativos. Participar da exposição contribui para a formação científica e pessoal dos estudantes, com o desenvolvimento de competências como pesquisa, comunicação, organização e trabalho em equipe, habilidades consideradas essenciais para a vida acadêmica e profissional. Além disso, o evento valoriza a produção científica juvenil, permitindo que os participantes recebam feedbacks especializados e tenham suas ideias reconhecidas em âmbito nacional.
A VII edição da exposição ocorrerá entre os dias 11 e 15 de maio, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, na capital cearense. O evento é aberto e gratuito para o público. Ao final, os premiados receberão medalhas e troféus, além de credenciamento para eventos em 15 países distintos membros e parceiros da Milset Brasil.
Um dos componentes da equipe, o aluno José Saulo, fala sobre suas expectativas para a participação no evento. “Participar de uma feira desse porte é uma oportunidade única de compartilhar nosso projeto com pessoas de todo o país, trocar experiências, aprender com outras iniciativas e crescer, tanto pessoal, quanto academicamente. Minhas expectativas para a Milset Brasil são as melhores possíveis”, compartilha.
Também integrante do time, Kaike Oliveira comenta sobre a influência da iniciação científica em sua vida. “Esse meio tem me proporcionado participar de diversos eventos e encontros acadêmicos, momentos em que posso compartilhar o que está sendo desenvolvido em nosso estado, especialmente destacando uma riqueza regional como a palma forrageira. A participação na exposição será mais uma oportunidade de compartilhar com outros estudantes, professores, acadêmicos e especialistas de outros países como a ciência produzida na Rede Estadual é rica em soluções de impacto global”, conta.
Além dos dois alunos, a equipe é composta, também, por Antônio Lucas Oliveira e pela professora orientadora, Helánia Andrade de Santana, esta que define a participação do evento como ‘ímpar’. “É uma experiência que enriquece meu currículo profissional e pessoal. Além disso, oportuniza a Sergipe apresentar para o país a qualidade de ensino desenvolvido na rede pública estadual e que, dentro do espaço escolar, os professores e seus estudantes desenvolvem pesquisas científicas de qualidade, e isso contribui para o desenvolvimento criativo, científico e crítico”, pontua.