O estado de Sergipe registra anualmente cerca de 2.800 denúncias de violência contra a mulher em Sergipe. Desse total, cerca de 1.200 se transforma em inquérito policial. As informações foram confirmadas pela diretora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Thais Lemos
Segundo ela, esses números ficaram maiores após a criação da Lei Maria da Penha. “Antes de 2010 eram cerca de 500 casos, isso não quer dizer que a violência aumentou, mas agora as mulheres se sentem mais encorajadas a denunciar”.
Ainda de acordo com a delegada os casos que não se transformam em inquérito são acompanhados e resolvidos pela polícia. “Existe todo um aparato social para orientar e proteger as vítimas”.
Thais Lemos reforça que as mulheres devem confiar no poder da denúncia. “Sou delegada da DAGV há cinco anos e desde então nenhuma mulher que denunciou o seu companheiro foi morta. Elas não devem silenciar diante da primeira agressão, já que isso fortalece o agressor que costuma agir com mais violência, podendo chegar até a morte”.
Ela reforça que não é necessário ser uma vítima para realizar a denúncia, qualquer pessoa que tenha informações sobre casos de violência pode denunciar o caso, sem ser identificada. “Um vizinho pode fazer a denúncia, e depois nós vamos intimar a vítima para que ela venha até a delegacia e assim possamos realizar o acompanhamento do caso”.
Os crimes contra a mulher podem ser denunciados em delegacias especializadas dentro do horário comercial ou em Plantonistas durante à noite e feriados. Além disso, denúncias podem ser realizadas através do número 180.
Delegacias da Mulher em Sergipe:
Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV)
Rua Itabaiana, 158 - Bairro Centro, Aracaju.
(79) 3205-9400.
Delegacia Especial de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DEAGV)
Rua 15, s/n - Conjunto Fernando Color, Nossa Senhora do Socorro.
(79) 3256-4001 e 3279-2900.
Delegacia Especial de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DEAGV)
Rua Cachoeira, 1115 - Bairro Santa Cruz, Estância.
(79) 3522-8777.
Delegacia Especial de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DEAGV)
Praça Rui Mendes,S/N - Bairro Centro, Lagarto.
(79) 3631-2114.
G1SE