MENU
Prefeito de Glória irá conceder entrevista para falar sobre a reabertura do Matadouro Municipal
28/08/2018 09:29 em Notícias

O prefeito Chico do Correio concederá coletiva nesta quarta feira (29), as 13hrs, direto do seu gabinete, na prefeitura para as duas rádios sociais e os portais de notícias.

De acordo com a assessor de comunicação, Vieira Neto, a pauta principal será sobre a Reabertura do Matadouro Municipal.

Entenda o motivo do fechamento:

  1. Interdição

Técnicos da Adema realizaram o auto de infração pelas irregularidades encontradas e também um auto de interdição, lacrando todas as vias de acesso e colando adesivos que sinalizam que o local está proibido de funcionar.

O prefeito de Nossa Senhora da Glória esteve no ato fiscalizatório e conversou com os membros da FPI/SE. Ele alegou que já tinha feito uma audiência pública na cidade, com a participação do promotor de Justiça da comarca de Nossa Senhora da Glória, marchantes e população em geral. Nesta reunião ele alegou que tinha conseguido recursos, no valor de R$ 2 milhões, que serviriam para readequação do matadouro.

Integrantes da Fiscalização Preventiva Integrada explicaram ao gestor municipal que seria necessário um valor cinco vezes maior para atender a todas as exigências legais. Além disso, o abatedouro municipal não poderia ser instalado em uma área urbana e densamente habitada. Técnicos da FPI explicaram ainda que a atividade de abate deveria ser realizada pela iniciativa privada.

Despejo irregular

Outra situação observada foi o despejo irregular dos resíduos sólidos e líquidos. Todos os dejetos provocados pela matança dos animais corriam para uma área aberta, próxima a uma comunidade que provavelmente sofrerá com a contaminação do terreno. Em uma das caixas de dejetos também foi encontrado um feto bovino, evidenciando que havia abate de vacas gestantes.

Risco de contaminação

Outro fato curioso foi a tentativa de esconder irregularidades. Diante do início da 4ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, funcionários fizeram o uso de uma tinta automotiva, na cor prata, para pintar ganchos enferrujados que penduravam as carnes. O objetivo da pintura era que os ganchos parecessem objetos inoxidáveis. O risco de contaminar a carne era altíssimo, pois além do ferrugem, a tinta automotiva é um produto tóxico.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!