Segundo a PF, as investigações levaram ao cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e a prisão em flagrante de um homem e uma mulher quando transportavam 72kg de cocaína escondidos em um cilindro de gás veicular. Além disso, o suspeito estava de posse de documentos falsos e portava, em dinheiro, mais de R$ 8.000.
Ainda de acordo com a PF, durante as buscas nos imóveis dele, foram apreendidos mais cerca de 40kg de cocaína, aproximadamente R$ 5 mil em espécie, quatro máquinas para contagem de dinheiro e veículos, além de outro cilindro com as mesmas características do que se encontrava no automóvel em que foi preso, indicando a realização de outros transportes de drogas.
A operação policial foi assim denominada em alusão ao enfermeiro alemão Nils Högel, que, contrariando a nobre profissão que exercia, ceifou deliberadamente a vida de inúmeros de seus pacientes, mal semelhante ao que o suspeito, apelidado de 'Enfermeiro', causaria com a volumosa distribuição de drogas que realizava.