MENU
Inscrições para 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União terminam nesta quinta-feira
08/10/2019 09:46 em Notícias

Por G1 SE

Até o dia 09 de outubro estão abertas as inscrições para o 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e traz como tema "Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável".

 

O objetivo do concurso é despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate sobre esses assuntos.

A ideia é incentivar debates sobre degradação do meio ambiente e seus efeitos sociais imediatos e refletir sobre o acesso à Justiça como veículo de prevenção e reparação das consequências dos grandes desastres ambientais. O tema também possibilita uma reflexão sobre como os organismos internacionais se preocupam com o desenvolvimento sustentável do mundo moderno.

Quem pode participar?

O concurso é destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da Rede Pública ou de Ensino Técnico do País, bem como todos os internos das penitenciárias federais.

A ideia é que os professores trabalhem o tema com os alunos, incentivando o debate tanto no ambiente escolar como extraclasse, organizem e supervisionem a elaboração dos trabalhos escritos, que devem ser realizados em sala de aula. As redações devem ser individuais, inéditas, originais e ter no mínimo 20 e máximo de 30 linhas.

Os interessados devem garantir a participação on-line através do site .

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!