A bandeira de Sergipe é um símbolo do estado que data do século 19, apesar de ser oficializada apenas no ano de 1920. De acordo com o historiador Samuel Albuquerque, a bandeira foi criada para representar a empresa sergipana de um comerciante que tinha frota de embarcações de exportação açucareira e circulava pelo litoral do estado. O intuito da bandeira era identificar os navios da empresa. Porém, os estados vizinhos começaram a associar o símbolo a Sergipe.
Pensando nisso, o G1, juntamente com o professor e historiador Luiz Cruz, montou um quiz para abordar esse símbolo tão importante para Sergipe.
-
O navio representava o principal meio de transporte na província Sergipe Del Rey. Com a transferência da capital para Aracaju em 17 de março de 1855, as atividades portuárias foram tratadas com mais profissionalismo tanto pela Armada Naval quanto pelos barões do açúcar. Surgiram, assim, vários empreendedores com uma visão progressista da economia. Na passagem do século XIX para o XX, um empresário criou a flâmula que mais tarde inspirou a criação da bandeira oficial. Este empresário queria identificar a sua frota de saveiros, que transportava açúcar, farinha, sal e outras riquezas da terra. Sergipanos e brasileiros de outras praças portuárias passaram a associar aquela flâmula no alto do mastro como sendo uma representação de Sergipe Del Rey, de onde vinham o barco, os viajantes e as mercadorias. Esta bandeira-primeira foi uma idealização de qual empresário?
- Inácio Joaquim Barbosa
- Barão de Mauá
- Visconde de Maracaju
- José Rodrigues Bastos Coelho
-
-
Nas primeiras décadas do período republicano no Brasil, havia uma discussão política no Brasil sobre a importância de se construir símbolos nacionais, reconhecer vultos históricos e civilizar o país. Estas discussões também chegaram ao interior de Sergipe Del Rey. Em 19 de outubro de 1920, foi promulgada a Lei nº 795, pelo então governador Pereira Lobo, que a transformava em bandeira oficial de Sergipe, sendo uma das homenagens alusivas:
- À Transferência da Capital de São Cristóvão para Aracaju
- Ao Centenário da Emancipação Política de Sergipe
- À ilustre visita do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina
- À Proclamação da República pelos militares
-
Observe atentamente as características da bandeira estadual. Ela é formada por um retângulo com quatro listras – alternando as cores verde e amarelo – e um retângulo azul na parte superior à esquerda com estrelas brancas. As cores - verde e amarelo - simbolizam o quê?
- A ligação com o Segundo Império
- A vinculação com o Império Ultramarino Português
- A integração à República Federativa do Brasil
- À conexão com a Marinha Mercante do Brasil
-
A princípio, havia quatro estrelas brancas no retângulo azul na parte superior à esquerda com quatro estrelas brancas. Depois se acrescentou mais uma. Geograficamente, as cinco estrelas brancas simbolizam...
- As microrregiões de Sergipe
- Os principais rios de Sergipe
- As cinco maiores cidades de Sergipe
- As embocaduras fluviais de Sergipe
-
-
Coloque-se no lugar do aracajuano de 1920, entendendo as denominações topômicas daquela época. Agora responda: as cinco estrelas brancas representam, em sequência norte-sul, a foz de quais rios?
- São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Cotinguiba e Poxim.
- São Francisco, Japaratuba, Cotinguiba, Vaza-Barris e Real.
- São Francisco, Poxim, Sergipe, Vaza-Barris e Real.
- São Francisco, Poxim, Cotinguiba, Vaza-Barris e Piauí.
-
“Em 07 de Maio de 1951, o deputado psdista, Antônio Franco Filho apresentou a Lei nº 412, que alterava os símbolos geométricos e as dimensões heráldicas. A bandeira semelhava à norte-americana, só mudando as cores para verde, amarelo, azul e branco e colocando as estrelas em dimensão menor, representando os 42 municípios sergipanos existentes em 1951. (...) A Lei foi aprovada por 10 dos 19 deputados que legislavam na Alese em 30 de outubro de 1951”. (FERREIRA NETO, Oswaldo. Sergipe e a história da sua amada bandeira. 8 de julho de 2017.) Esta nova bandeira de Sergipe era um plágio explícito de que nação?
- Francesa
- Estadunidense
- Inglesa
- Australiana
-
Por força da Lei nº 458, em 03 de dezembro de 1952, restabeleceu-se a bandeira anterior de Sergipe. Tal medida foi tomada por qual governador?
- Leandro Maciel
- Luís Garcia
- Seixas Dória
- Arnaldo Rollemberg Garcez
-
-
A Lei nº 458 também determinou o significado de cada estrela branca de cinco pontas, sendo mudado o nome da Barra do Cotinguiba para Barra do Sergipe. Também determinou que a estrela maior da bandeira estadual representava?
- A foz do Rio São Francisco
- A foz do Rio Sergipe
- A foz do Rio Vaza-Barris
- A foz do Rio Real
-
Âncoras no lugar de estrelas. Uma famosa artista plástica apresentou uma releitura da bandeira de Sergipe em seus azulejos. Esta representação foi pensada por quem?
- Aglaé Alencar
- Rosa Faria
- Hortência Barreto
- Cybelle Ramalho
-
Era uma manhã de domingo, 16 de dezembro de 2012. O Corinthians se consagrou bicampeão mundial da Fifa sobre o Chelsea, no Japão. Contudo, para os sergipanos o destaque foi ver um jogador enrolado com a bandeira estadual na comemoração da vitória. Na oportunidade, a bandeira chegou a ser confundida com a bandeira do Brasil pelo apresentador Galvão Bueno. Quem foi o jogador que se enrolou com a bandeira de Sergipe no Japão?
- Paolo Guerrero
- Romarinho
- Emerson
- Jorge Henrique