A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe informou nesta terça-feira (7) a morte de um homem e a prisão de outros quatro durante uma ação da Polícia Civil no Bairro Santa Maria, na Zona Sul de Aracaju. De acordo com as investigações, eles e outros cinco adolescentes, que foram apreendidos, são suspeitos de "cobrar pedágio" a comerciantes da região, além de cometer homicídios e traficar drogas.
O grupo extorquia comerciantes alegando que iriam garantir que seus estabelecimentos não fossem assaltados. Os que se negavam a pagar eram roubados por integrantes do próprio grupo.
O delegado Gilberto Guimarães, responsável pela operação, informou que a investigação teve início em março do ano passado, quando vítimas denunciaram a existência de um grupo criminoso que vinha aterrorizado os moradores do bairro, especificamente dos conjuntos Padre Pedro e Paraíso do Sul. As prisões aconteceram ao longo dos nove meses. Já o dia da morte em confronto não foi informada.
“Paralelamente à cobrança de 'pedágio', os criminosos cometiam homicídios, traficavam drogas e corrompiam adolescentes, muitos dos quais arregimentados para execução de tarefas dentro na organização como a arrecadação de taxas, entrega de entorpecentes e execução de roubos”, disse o delegado.
Durante a operação foram apreendidos um veículo, duas motocicletas roubadas, três revólveres calibre 38, meio quilo de maconha e quatro aparelhos celulares.