MENU
Banco de leite humano Marly Sarney convoca novas doadoras
Notícias
Publicado em 27/01/2020

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) está a procura de novas doadoras por causa da baixa no estoque. Atualmente, são 13 doadoras domiciliares que fornecem o alimento a todas as crianças que nascem abaixo de 1,5kg na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju.

“Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado. Doar leite humano é um gesto que salva vidas, o leite humano é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe’’, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Thereza Azevedo.

A doadora precisa ir até a unidade para receber as orientações de como fazer a retirada do leite e o armazenamento. Depois da primeira avaliação o carro vai buscar o leite e o banco disponibiliza, também, os frascos esterilizados para realizar a coleta e passa a buscar esse leite na casa da doadora. Há um programa de atendimento médico para os filhos das doadoras, que assegura oito meses de acompanhamento médico para o filho.

O banco de leite fica na Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju, e funciona das 7h às 19h. Mais informações pelo número (79) 3226-6301.

 

Relatório 2019

 

O Relatório Gerencial do Banco de Leite Humano Marly Sarney aponta que ao longo de 2019 houve um total de 646 doadoras, beneficiando 1.574 bebês. Dessas 646 doadoras, 73 no BLH (interno), 395 doadoras da MNSL e 178 no domicílio (do BLH externas), beneficiando 1.574 receptores da maternidade. Durante o ano de 2019 (janeiro a dezembro) foram coletados um total de 330.945 ml de leite humano.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!